Jogos de Esporte

Olá nerds de plantão vamos falar sobre os melhores games de esporte para cada plataforma, vamos fazer uma linha do tempo com os melhores games para cada geração, não iremos abordar todas, vamos verificar as notas de revistas especializadas da época.

Atari

Enduro

Um dos primeiros jogos de corrida, que tem uma pista que inclui até gelo e navegação noturna, se tornou um sucesso absoluto.
O jogador controla um carro, algo semelhante a um Fórmula 1 visto de trás, e deve manobrar um carro de corrida no National Enduro, uma corrida de resistência de longa distância, cujo percurso era aleatório. O objetivo da corrida é passar uma certa quantidade de carros a cada dia, para permitir ao jogador continuar correndo no dia seguinte. O jogador deve se desviar de outros pilotos, e passar 200 carros no primeiro dia, e 300 carros nos dias posteriores. Conforme o tempo passada no jogo, a visibilidade também mudava. Quando era noite no jogo o jogador só conseguia ver as luzes da traseira dos carros. Conforme os dias passam, os carros se tornam mais difíceis de ultrapassar. O clima e o tempo do dia influenciam a jogabilidade. O clima pode criar caminhos de gelo que limitam o controle do veículo, ou um pedaço de neblina que reduz a visibilidade.

Curiosidade:

Decathlon

O jogador deve controlar um atleta competindo em diversos esportes. Este é o famoso jogo que quebrava os controles do Atari. A gente fazia o personagem correr e pular mexendo na alavanca do joystick, e com o tempo, aquilo acabava quebrando.
Decathlon possuía as dez modalidades, mostradas de forma criativa e inédita: os 100 metros rasos, salto a distancia, arremesso de peso, 110 metros com barreiras, lançamento do disco, lançamento de dardos, 400 metros rasos, salto com vara, salto em altura a longa prova dos 1500 metros rasos. Até quatro jogadores podiam competir diretamente no jogo.

Curiosidade:

O comercial do jogo, que foi ao ar em 1983, era estrelado pelo medalhista de ouro olímpico Bruce Jenner.

Tennis

O game oferece partidas individuais para um ou dois players; um jogador é colorido de rosa, o outro azul. O jogo tem dois níveis de velocidade selecionáveis ​​pelo usuário.[1] [2] Ao sacar e devolver as bolas, os tenistas balançam automaticamente o forehand ou backhand, conforme a situação exigir, e todos os golpes passam automaticamente pela rede e aterrissam próximo da linha de fundo.
O primeiro jogador a vencer um set de seis games é declarado o vencedor da partida (se o set terminar empatado em 6-6, o set recomeça em 0-0). Isso difere do tênis profissional, no qual o jogador deve vencer pelo menos dois dos três sets de seis jogos.

Curiosidade:

Futebol (Soccer)

O primeiro jogo de futebol a ser criado. A visão do jogo era aérea, três jogadores em cada time possibilitava até quatro jogadores jogando simultaneamente. O jogo foi criado por Dave Theurer, conhecido por criar Missile Command, para o famoso Atari 2600.

Curiosidade:

Um dos primeiros games a ter um comercial na TV Brasileira como o Pelé.

Boxing 

O jogo de boxe lançado pela Activision para o sistema de vídeo game Atari 2600. O jogo é muito simples, basta que o jogador aperte o botão do joystick para acionar o comando de soco, e usar o bastão direcional para posicionar o lutador para poder desferir o golpe usando o braço direito ou esquerdo. A cada soco certeiro no corpo do adversário, é contado um ponto de bonificação. Vence quem golpear mais vezes o oponente, em três minutos.O ringue é visto “de cima”, e os lutadores são identificados pelas cores branco e preto.

Super Nintendo e Megadrive

Top Gear 

Lançado em 1992 para o Super NES. Foi desenvolvido pela Gremlin Graphics e publicado pela Kemco. Este é o primeiro jogo da franquia Top Gear. É um jogo de corrida, e é um dos primeiros jogos desse gênero para o SNES. O objetivo do jogo é se tornar o piloto mais rápido do mundo correndo em vários países.

Curiosidade:

A então misteriosa foto da pista do menu na verdade é o circuito de rua de Detroit (entre as curvas 11 e 12), onde foi disputado o Grande Prêmio do Leste dos Estados Unidos de F1, de 1982 a 1988.

International Superstar Soccer

É uma franquia de futebol produzida pela Konami. Devido aos seus gráficos e sua jogabilidade de alta qualidade, essa franquia foi bastante popular na Europa e América Latina durante os anos 90. A equipe responsável pelo desenvolvimento dos jogos da série é a Major A (divisão de Osaka da Konami). Desde o lançamento de Perfect Eleven para o Super Famicom (Super Nintendo japonês) em 1994, foram desenvolvidas versões desse título para as seguintes plataformas: Nintendo 64, PlayStation, PlayStation 2, Gamecube, Xbox, Game Boy e PC. O segundo jogo da série foi convertido para o Mega Drive pela Factor 5, produtora alemã responsável por Turrican e Rogue Squadron, em 1996.
Durante algum tempo, houve confusões entre essa série e a Pro Evolution Soccer (Winning Eleven), desenvolvida pela Konami de Tóquio, pois alguns jogos desta última foram lançados sob o título International Superstar Soccer no Ocidente entre 1996 e 1999.

Curiosidades:

A popularidade alcançada por International Superstar Soccer na América Latina motivou grupos como o Twin Eagles do Peru a traduzir e realizar alterações nos jogos de acordo com os anseios do público sul-americano. Fútbol Excitante, hack de Perfect Eleven em espanhol, foi o primeiro trabalho do tipo ainda em 1995. Nos anos seguintes, seriam lançadas versões baseadas nos campeonatos argentino, brasileiro, colombiano, equatoriano e peruano. Uma alteração baseada na Copa do Mundo de 1998 e atualizações da versão brasileira transformadas em Ronaldinho Soccer também foram realizadas nos anos seguintes. 

FIFA International Soccer 

Conhecido também com FIFA 94 e FIFA International Soccer Championship Edition na versão Sega Mega CD) é um jogo eletrônico de futebol lançado em julho de 1993, produzido pela Extended Play Productions e publicado pela Electronic Arts.
Este jogo foi inovador na sua época, trazendo as seguintes novidades:
campo “isométrico”, como numa transmissão de TV em diagonal (os jogos até então só mostravam as partidas em uma visão aérea, lateral ou atrás do gol.)
jogadores que respeitavam esquemas táticos
capricho no som da torcida para passar um pouco da emoção dos estádios.
replays e arbitragem em campo
diferenças climáticas que alteram as condições da partida.

Super Punch-Out!!

Jogo de boxe desenvolvido e publicado pela Nintendo para o seu console Super Nintendo Entertainment System (SNES). O game foi lançado em 14 de setembro de 1994 na América do Norte e novamente na mesma região em 1996. Foi lançado na Europa em 26 de janeiro de 1995 para o mesmo console e no Japão em 1998 para a série de cartuchos de Memória flash Nintendo Power.
O sucesso de Super Punch-Out!! permitiu que o game fosse relançado posteriormente para outras plataformas, como um bônus destravável para a versão GameCube de seu Fight Night Round 2, devido à inclusão do Little Mac neste game. O jogo também foi lançado para o Virtual Console do Wii na Europa em 20 de março de 2009, na América do Norte em 30 de março de 2009, e no Japão em 7 de julho de 2009; e para o New Nintendo 3DS eShop em 5 de maio de 2009. O game também foi relançado nos Estados Unidos em setembro de 2017, como parte do Super NES Classic Edition da empresa. É o quarto jogo da série de jogos eletrônicos Punch-Out!!, sendo o sucessor do Mike Tyson’s Punch-Out!!, do Nintendinho. Em Super Punch-Out!! o player controla Little Mac, enquanto ele luta para se tornar o campeão da World Video Boxing Association. Os jogadores, lutando de uma perspectiva “behind the back”, devem nocautear seu oponente em três minutos para vencer. Os jogadores podem lançar jabs, ganchos e uppercuts contra seus oponentes, bem como bloquear, esquivar e contra-atacar seus oponentes. O game foi desenvolvido pela equipa da “Nintendo Integrated Research and Development”, liderados por Genyo Takeda, Minoru Arakawa e Makoto Wada.

Hyper V-Ball 

Um jogo de voleibol, desenvolvido pela Video System e publicado nas Américas pela Mc O’River (subsidiária da Video System no ocidente) em 13 de outubro de 1993 para o console Super Nintendo. O jogador pode usar jogadores humanos ou robóticos. Enquanto os jogadores humanos dão mais realismo ao jogo, os robôs podem fornecer movimentos especiais que podem garantir pontos para o jogador ou CPU adversário. O jogo é a sequência de Super Volleyball, do Mega Drive e TurboGrafx-16. É, também, um port de Power Spikes II, lançado exclusivamente para Neo Geo. A trilha sonora do jogo foi assinada por Naoki Itamura

NBA Jam

Um jogo de esporte estilo arcade. Lançado em 1993 pela Midway para arcades, o jogo revolucionou o gênero dos jogo-eletrônicos de basquetebol. Usando a mesma tecnologia de digitalização vista em Mortal Kombat, a desenvolvedora resolveu arriscar no campo dos jogos de esporte. A ideia de um jogo de basquete 2×2 não era exatamente nova, já que, em 1989, a mesma empresa já havia lançado Arch Rivals, que segue o mesmo estilo. Porém, pela primeira vez, um jogo de videogame teria a marca da NBA licenciada, trazendo todas as estrelas da liga, tendo como base a temporada 1992/1993. Além disso, sem qualquer compromisso com a realidade, o jogo ousou ao dar poderes exagerados aos jogadores, que, por exemplo, saltavam metros para enterrar. Quando se acertava vários arremessos seguidos, a redinha pegava fogo e não existiam faltas. O narrador, completamente pirado, incendiava ainda mais a pelada. Exceto pela regra dos 24 segundos e pelo famigerado “Goal Tending”, não havia faltas e a bola sequer saia da quadra. Era tudo muito rápido, com a diversão sendo priorizada acima de qualquer aspecto. Tudo isso fez com que, um ano após seu lançamento, o game já era o arcade mais vendido de todos os tempos e começou sua invasão dos consoles caseiros, ganhando versões pra tudo quanto é videogame da época – algumas bastante aceitáveis, outras completamente medonhas, como para Game Boy, por exemplo. É interessante notar que na ida do jogo para os consoles, os jogadores e times foram atualizados, usando como referência a temporada 1993/1994 da NBA.

Curiosidades:

Como a dupla do Chicago Bulls não contava com Michael Jordan, existia uma lenda de que ele na verdade estava escondido no game. A verdade porém é que ele não liberou sua imagem para ser usada no jogo. Apesar de não estar na versão original do jogo, em alguns fliperamas Michael Jordan estava disponível para os gamers. Gary Payton, que também não figurava no jogo original, também estava em algumas versões. A inclusão de ambos atendia um pedido pessoal dos jogadores para que estivessem em uma edição especial do game.Existia uns cheats no game em que era possível transformar os jogadores em dinossauros ou colocar o então presidente Bill Clinton no lugar de um dos jogadores da dupla de qualquer equipe.

Ayrton Senna’s Super Monaco GP II

Jogo Fórmula 1 estilo arcade desenvolvido e fabricado pela Sega, lançado em 1992, e a continuação do Super Monaco GP. O jogo foi lançado para os consoles Master System, Mega Drive e o Game Gear, aparecendo nos Estados Unidos em 16 de julho de 1992, no Japão em 17 de julho de 1992, e algum tempo depois, ainda em 1992, na Europa. Ostentando uma “física realista” pra época,[2] foi o jogo de corrida de consoles mais bem recebido no momento do lançamento. O jogo também foi endossado e teve a contribuição técnica do então campeão de Fórmula 1 Ayrton Senna, que venceu o Grande Prêmio de Mônaco seis vezes, sendo cinco de forma consecutiva entre 1989 e 1993. O desenvolvimento do jogo também foi auxiliado por Senna, que forneceu seu próprio conselho sobre cada uma das pistas apresentadas no jogo.

Curiosidade:

A revista Mega colocou o jogo em 5º no seu “Top Mega Drive Games of All Time”.

California Games (no Brasil: Jogos de Verão)

Um jogo lançado pela empresa desenvolvedora Epyx no ano de 1987. Primeiramente, foi lançado apenas para os computadores Apple II e o Commodore 64. Assim que fez sucesso, foi lançado para consoles e outros computadores, como: AMIGA, Apple IIGS, Atari 2600, Atari ST, Atari Lynx, DOS, Amstrad CPC, ZX Spectrum, Nintendo Entertainment System, MSX, Sega Master System e Sega Mega Drive.
É um jogo que pode ser jogado por até oito jogadores, só que por turnos. Cada jogador terá três chances para cada modalidade, ou seja, ele tentara três vezes pontuar mais. O jogo tem seis modalidades, sendo elas, em ordem: half pipe, footbag, surf, skating, BMX e flying disc.

Road Rash

Um jogo de corrida de 1991 originalmente desenvolvido e publicado pela Electronic Arts para o Mega Drive. Posteriormente, foi portado para uma variedade de sistemas posteriores por empresas diferentes. O jogo é baseado em uma série de corridas que o jogador deve vencer para avançar para corridas de maior dificuldade.
Road Rash coloca o jogador no controle de um piloto de motovelocidade que deve terminar em terceiro ou quarto lugar (dependendo da versão) ou superior em uma série de cinco corridas para avançar ao longo dos cinco níveis do jogo. Durante uma corrida, o jogador pode frear, acelerar e atacar os competidores vizinhos. O personagem do jogador irá dar um soco no corredor mais próximo ao pressionar o botão de ataque, enquanto segurar um botão direcional juntamente com o de ataque resultará em um soco para trás ou um chute. Alguns oponentes empunham armas como tacos e correntes, que podem ser pegas e usadas pelo jogador se o piloto inimigo for atacado enquanto estiver segurando a arma para atacar. O jogador pode cair da sua moto se bater em um obstáculo (como vacas, veados, carros e árvores) ou se ficar sem energia (mostrado no canto inferior esquerdo da tela) devido a brigas com outros pilotos. Neste momento, o piloto voltará automaticamente para a sua moto, embora o jogador possa alterar seu curso e evitar o tráfego com os botões direcionais, ou ficar parado segurando o botão de “freio”. Os adversários também cairão das suas motos se a sua própria energia estiver esgotada; a resistência do piloto mais próximo é visível no canto inferior direito da tela. A moto do jogador tem seu próprio medidor de saúde entre o do jogador e o do adversário, que diminui a cada batida em que o jogador se envolve. Se o medidor esvaziar completamente, a moto será destruída e a participação do jogador na corrida atual terminará

Out Run 

Um jogo de corrida de 1986 criado por Yu Suzuki e a Sega-AM2 para o mercado de arcades. Em entrevistas, Yu Suzuki classificou o game como um jogo de “direção”, não de corrida, propriamente dito. A afirmação faz sentido, já que o player, a bordo de uma Ferrari Testarossa, corre contra o tempo – e não contra rivais.Out Run foi o arcade mais vendido do ano de 1986, com 20.000 cabines comercializadas. Até 1994, já haviam sido vendidas 30.000 cabines no mundo todo. Por conta desse sucesso comercial, ele ganharia versões para vários consoles.É conhecido por ter sido um dos primeiros jogos de corrida com uma Jogabilidade não linear – ou seja, ele dava uma maior liberdade ao jogador quanto aos seus objetivos, já que ele poderia concluir o game em 5 rotas distintas, todas com um final diferente um do outro. Além disso, ele foi um dos primeiros, se não o primeiro, jogo eletrônico a permitir que o player escolhesse a melodia que ouviria antes de correr, como se fosse um rádio do carro (era possível escolher entre 3 músicas). Muito por conta disso, o jogo foi premiado, em 1988, com dois Golden Joystick Award como “O melhor Jogo de Arcade do Ano” e “O Melhor Jogo do Ano”

Curiosidades:

Os outros carros do jogo são:
Volkswagen Beetle 1972
Chevrolet Corvette 1971
Porsche 911 Carrera Turbo 1985
BMW 325i Cabriolet E30 1985
Além de um caminhão genérico.
Em 2017, um hacker conseguiu emular o Out Run no mini-console Tomy Turnin’ Turbo Dashboard

Virtua Racing 

Um jogo de corrida para arcade criado pela Sega-AM2 sob a supervisão de Yu Suzuki e lançado em agosto de 1992. Foi um dos primeiros jogos a reproduzir em polígonos os objetos e ambientes, graças a placa de arcade 3D Sega Model 1 foi o primeiro jogo de corrida comercialmente disponível a exibir polígonos renderizados com efeitos simulados de iluminação. Mais tarde, foi convertido para Sega Mega Drive e outros consoles. Foi também um dos primeiros arcades a utilizar a proporção de tela 16:9 (widescreen) (não utilizado na versão “Virtua Formula”). O jogo originalmente possui três pistas, cada um representando um nível de dificuldade diferente. Beginner (iniciante) é para “Big Forest”, Medium ou Intermediate (intermediário) é para “Bay Bridge” e Expert ou Advance (experiente) é para “Acropolis”. Cada pista possui a sua própria marca registrada, como o parque de diversões em “Big Forest”, uma grande ponte vermelha lembrando a Golden Gate em “Bay Bridge” e as ruínas de construções greco-romanas em “Acropolis”. Uma versão atualizada, Virtua Formula, foi lançada um ano depois durante a inauguração do segundo parque de diversões da Sega, a Joypolis. Uma sala inteira era dedicada ao jogo, com 32 máquinas, organizadas em grupos de oito jogadores. Uma placa Model 1 extra podia ser utilizada para exibir um comentarista virtual da corrida, o “Virt McPolygon”.

Saturno / Nintendo 64

Sega Worldwide Soccer 97 

Um jogo de futebol da Sega lançado para o Sega Saturn em 1996. Foi seguido por mais três títulos: Sega Worldwide Soccer ’98 ainda no console de 32 bits e em duas edições do Sega Worldwide Soccer 2000, a segunda sendo o Sega Worldwide Soccer 2000 Euro Edition para o Dreamcast. O Sega Worldwide Soccer 97, produzido pela própria Sega, foi um dos aplicativos matadores no pico de popularidade do console. Foi a sequela de Victory Goal, um dos títulos de estréia do console, que teve um desempenho ruim de forma crítica e comercial. No entanto, houve pouca sobreposição na equipe de desenvolvimento dos dois jogos. O jogo contou com equipes internacionais e modos liga, play-off e torneio. Embora usasse nomes de jogadores fictícios (devido à falta de uma licença), a memória não volátil do Saturno permitia a edição de nomes. Os kits da equipe estavam o mais próximo possível dos kits oficiais de 1996. A jogabilidade também foi muito elogiada e foi o jogo de futebol mais votado até o lançamento do International Superstar Soccer 64, um ano depois. Mais tarde, o Sega Worldwide Soccer 97 foi portado para o PC, sob o título de Sega Worldwide Soccer PC.

Curiosidades:

Daytona USA: Championship Circuit Edition 

Um jogo de corrida da Sega, projetado especificamente para o Sega Saturn. Lançado em 1996, é uma versão retrabalhada e ampliada do Daytona EUA original, e foi desenvolvido pela mesma equipe que supervisionava o porto de Saturn do Sega Rally Championship, usando uma versão modificada do motor Sega Saturn do Sega Rally. Campeonato. Esta versão foi originalmente lançada na Europa e na América do Norte, com algumas modificações feitas no lançamento japonês subsequente. As melhorias em relação à versão original do Daytona USA para Sega Saturn incluem uma redução drástica no pop-up, aumento da taxa de quadros (agora consistentes em trinta quadros por segundo), uma nova seleção de carros, dois novos cursos, um modo para 2 jogadores e compatibilidade com o 3D do Saturn painel de controle analógico e volante Arcade Racer, e um modo fantasma. O lançamento europeu não apresenta as “barras pretas” na parte superior e inferior da tela que estão presentes na maioria dos jogos PAL da época  – a caixa possui “novos gráficos lisos em tela cheia”. Também foi lançado separadamente para o Saturn como um título compatível com Netlink, intitulado Daytona USA: CCE Netlink Edition.

Curiosidade:

Sega Rally Championship 

Um jogo de corrida para arcade criado pela R&D Dept.#3 (AM3, mais tarde Hitmaker) e lançado pela Sega em 1995 na placa de arcade Sega Model 2A. Mais tarde foi convertido para Sega Saturn, Microsoft Windows e N-Gage.

Carros
Toyota Celica GT-Four
Lancia Delta HF Integrale
Lancia Stratos – disponível após completar o circuito Lakeside no modo Championship em primeiro lugar.

Curiosidade:

A Codemasters listou Sega Rally como uma das influências na criação do jogo Colin McRae Rally.

International Superstar Soccer 64

Jogo de futebol desenvolvido pela divisão de Osaka da Konami na série de jogos International Superstar Soccer da Konami e lançado para o Nintendo 64 que é essencialmente uma versão de Nintendo 64 de International Superstar Soccer Pro. O jogo ao todo é similar á versão de PlayStation (incluindo os mesmos nomes dos jogadores, com a exceção dos jogadores do Japão, da Inglaterra e uma grande parte dos jogadores do EUA) mas com alguns times tendo um 1º ou 2º uniforme mais impreciso (Os Estados Unidos, por exemplo, usam seu uniforme da Adidas da Copa do Mundo de 1994, com as listras, como 1º uniforme e seu atual uniforme da Nike como 2º uniforme). E no quesito seleções disponíveis, ele segue mais fielmente a versão de Super Nintendo de International Superstar Soccer Deluxe, só com a África do Sul substituindo a seleção marroquina.

Curiosidade:

O site N64.com deu ao International Superstar Soccer 64 uma nota 9 de 10. E explicou que não deram nota dez pelo jogo ter um gráfico um pouco cartunesco. Na época do lançamento no Japão, Shigeru Miyamoto disse que “o jogo de futebol da Konami pode ser melhor que os jogos [do Nintendo’s 64]. Parece muito bom.” Official Nintendo Magazine posicionou na 81.ª posição entre os melhores jogos disponíveis em plataformas da Nintendo. GameSpot deu 7 de 10 dizendo que “[ele] oferece tudo o que o FIFA 64 fez mas faz [a apresentação] um pouco melhor”.

Tony Hawk’s Pro Skater 

Foi o primeiro jogo eletrônico da série de jogos de skate Tony Hawk’s, desenvolvido pela Neversoft. Foi lançado para PlayStation, Dreamcast, Nintendo 64, Game Boy Color e N-Gage. O jogo oferece três modos de jogo: o Modo Carreira, Modo Livre e o Modo Multiplayer em tela dividida. Todos os três necessitam que o(s) jogador(es) selecione(m) uma personalidade do skate para jogar, estas que possuem atributos de habilidade diferentes (tais como velocidade, equilíbrio, altura do ollie, etc.). No primeiro modo citado, os objetivos são listados na tela de carregamento de fase, tais objetivos implicam em realizar manobras específicas ou coletar certos objetos que podem liberar extras (este que poderão ser acessados pelo menu principal do jogo); no final de cada fase, dependendo da performance do jogador, é liberado mais fases ou a possibilidade de aumentar os atributos de um skatista a escolha. No segundo modo citado, o jogo apenas dá a possibilidade de andar pelo mapa a escolha sem objetivo definido. Já no terceiro e último modo citado, dois jogadores competem entre si em X minutos em uma disputa de manobras, o que tiver mais pontos acumulados, ganha.

Wave Race 64

Um jogo de corrida de jet ski desenvolvido pela Nintendo para o console Nintendo 64, lançado em 27 de setembro de 1996 no Japão. Em Wave Race 64 o jogador corre em um jet ski em variadas condições climáticas, em diferentes pistas. O jogo foi patrocinado pela marca Kawasaki Heavy Industries.

Curiosidade:

Não se sabe porque, mas em Wave Race 64 não há como ver os créditos do grupo que desenvolveu o jogo.

Ready 2 Rumble Boxing 

Um jogo de boxe desenvolvido pela Midway Studios San Diego, publicado pela Midway Games em 1999 para Dreamcast, PlayStation, Game Boy Color e Nintendo 64. O sucesso da versão Dreamcast fez com que ela se tornasse uma das poucas Sega All Stars.
Como o Punch-Out da Nintendo !! série, apresenta muitos personagens com personalidades coloridas (ou seja, Afro Thunder, Boris “The Bear” Knokimov, etc.); no entanto, ao contrário do Punch-Out !! série, Ready 2 Rumble Boxing é em 3D, permitindo assim mais controle sobre o personagem no ringue. Também ao contrário do Punch-Out !!, os jogadores podem escolher o boxeador que quiserem, a partir de uma grande variedade de personagens.
Durante as lutas do jogo, há um medidor especial de RUMBLE que preenche, uma ou duas letras de cada vez, até que a palavra “RUMBLE” seja escrita na parte inferior da tela. As cartas podem ser obtidas aterrando com sucesso golpes fortes; a maioria dessas ações renderá uma letra, embora alguns socos particularmente fortes possam render mais. Quando o medidor estiver cheio, o jogador poderá se ligar, permitindo o acesso a um combo especial chamado “Rumble Flurry”, ativado pressionando uma combinação de botões. A “agitação” de cada personagem é única para eles, e consiste em uma série de socos que causam uma grande quantidade de dano se acertados com sucesso.
Uma característica gráfica exclusiva do jogo são as contusões graduais obtidas pelos jogadores à medida que a luta avança (como hematomas e inchaços), presentes em todas as versões de quinta geração. Embora esse não seja necessariamente um novo recurso para os jogos (já havia sido implementado antes no jogo Art of Fighting, de 1992, da SNK), ele recebeu muitas críticas dos revisores, devido ao fator divertido que esse elemento forneceu ao jogo. A versão Game Boy Color foi um dos poucos jogos para o sistema apresentar rumores embutidos.

Curiosidade:

As versões Dreamcast, PlayStation e Nintendo 64 têm um boxeador exclusivo: Jimmy Blood, Gino Stiletto e J.R. Flurry, respectivamente.
O locutor Michael Buffer aparece no jogo como ele mesmo. 

Kobe Bryant no NBA Courtside

Um jogo de simulação de basquete para o Nintendo 64. Foi lançado em 1998 e recebeu um Designação de escolha do jogador após vender um milhão de cópias. No momento do lançamento do jogo, Kobe Bryant estava em sua segunda temporada na NBA e aos 19 anos, era o jogador mais jovem a ter um jogo com seu nome. Foi seguido por uma sequência, NBA Courtside 2: Featuring Kobe Bryant, lançado em 1999.

Curiosidade:

F-1 World Grand Prix 

Um jogo eletrônico de corrida de Fórmula 1 lançado em 1998 para Nintendo 64, em 1999 para Dreamcast e PlayStation, e no ano 2000 para Game Boy Color e Windows.

Curiosidade:

Diferenças entre as versões
A versão de Nintendo 64 é baseada na Temporada de Fórmula 1 de 1997. Contém 22 pilotos (menos o canadense Jacques Villeneuve, que foi substituído por “Driver Williams” devido a problemas envolvendo direitos autorais). Também não conta com a equipe MasterCard Lola, pelo fato de a equipe participar de apenas duas corridas e não se classificar em nenhuma. E tem como principal objetivo bater a dupla da Williams no campeonato de construtores, já que é a equipe mais forte.
As versões de Dreamcast (usualmente conhecida pelo nome de F1 World Grand Prix for DC) e Game Boy Color baseiam-se na Temporada de Fórmula 1 de 1998. As versões de PlayStation (oficialmente lançado como F1 World Grand Prix: 1999 Season) e Windows baseiam-se na Temporada de Fórmula 1 de 1999.

1080° Snowboarding

Um jogo de corrida de snowboard desenvolvido pela Nintendo EAD e publicado pela Nintendo. O jogo foi lançado em 1998 para o Nintendo 64, e relançado em 2008 para o Virtual Console do Wii. No jogo, o jogador controla um dos cinco snowboarders jogáveis a partir de uma perspectiva em terceira-pessoa, usando uma combinação de botões para pular e realizar manobras através de oito estágios. 1080º foi anunciado em 21 de novembro de 1997 e desenvolvido durante nove meses; obteve aclamação da crítica e ganhou o prêmio Interactive Achievement Award da Academy of Interactive Arts and Sciences. 1080º vendeu mais de um milhão de unidades, e obteve uma sequência, 1080° Avalanche, que foi lançada em 28 de novembro de 2003 para o Nintendo GameCube.

Curiosidade:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*