Vamos elevar o cosmo com os jogos do Cavaleiros do Zodíaco

Olá nerds de plantão, agradecendo o apoio da Le Burger, iremos conversar de uma franquia, que tivemos alguns tempos atrás o lançamento de um game mobile, vamos falar o me de sua força pegasussssss.

Vamos conversar sobre a franquia de CDZ, esses dias atrás estávamos conversando de como a franquia fica meio que largada, principalmente em relação aos consoles da nova geração. o Último que tivemos foi um port para o PS4, mas vamos falar dos games que jogamos e algumas curiosidades.

Saint Seiya: Ogon Densetsu (1987 – Nintendo 8 Bits)

O primeiro jogo dos Cavaleiros do Zodíaco foi lançado para o Nintendo 8 Bits e nunca chegou ao ocidente. Nele você controla os quatro cavaleiros de bronze por fases de ação e plataforma com gráficos simples. Porém, na hora dos combates contra os cavaleiros de ouro, o jogo mudava de perspectiva, exibindo imagens bem detalhadas dos heróis e seus inimigos. Houve ainda uma sequência direta, Saint Seiya: Ogon Densetsu Kanketsu Hen, a qual manteve o estilo gráfico.

Saint Seiya: Ogon Densetsu Hen Perfect Edition (2003 – WonderSwan Color)

Após um tempo sumido do mundo dos jogos, os Cavaleiros do Zodíaco receberam um remake dos dois títulos originais do Nintendo 8 Bits. A versão refeita, chamada de Perfect Edition, foi lançada para o WonderSwan Color, um portátil da Bandai exclusivo do Japão, assim como o game. Os gráficos realmente impressionaram, tanto fora das batalhas quanto dentro delas, provavelmente sendo a melhor representação dos personagens em 2D.

Saint Seiya: Typing Ryu Sei Ken (2003 – PC)

O inusitado jogo de digitação dos Cavaleiros do Zodíaco foi lançado no mesmo ano do remake para WonderSwan. Neste game você precisa digitar palavras e expressões rapidamente para atacar seu inimigo antes de ser atacado. Apesar de simples, os gráficos eram bonitas imagens 2D estáticas, em alta definição, com alguns efeitos ocasionais para os golpes. As armaduras dos personagens também ficavam danificadas com os danos.

Saint Seiya: Chapter-Sanctuary (2005 – PlayStation 2)

Um dos primeiros jogos dos Cavaleiros do Zodíaco a ser lançado no ocidente foi também a nossa primeira chance de ver os defensores de Atena em 3D, através da clássica saga do santuário. Os gráficos estavam bem aquém do padrão da época, lembrando um jogo do lançamento do PlayStation 2. Os rostos pelo menos estavam bem modelados, apesar de um pouco plastificados, e as armaduras brilhavam de uma forma razoável.

Saint Seiya: The Hades (2006 – PlayStation 2)

A sequência do game se esforçou em melhorar um pouco o padrão dos gráficos e até teve sucesso em algumas direções. Para começar, os golpes especiais dos cavaleiros ganharam muito mais detalhes e impacto. Os personagens perderam um pouco da aparência plastificada e ficaram mais naturais.

Saint Seiya Online (2006 – PC)

O pouco conhecido MMORPG de Cavaleiros do Zodíaco focado no público chinês, um dos maiores consumidores do gênero, teve um longo processo de desenvolvimento e chegou a apresentar gráficos bem bonitos em alguns momentos. Muitos cenários são bem ricos, baseados em localidades do desenho, enquanto outros são mais genéricos. As armaduras por outro lado são bem representadas e muito detalhadas.

Os Cavaleiros do Zodíaco – Batalha do Santuário (2011 – PlayStation 3)

Quando a série saltou para uma nova geração no PlayStation 3, não foi possível ver a grande melhoria gráfica que era esperada. Assim como no game anterior, os personagens estão bem retratados, as armaduras parecem mais fiéis do que nunca, porém não passaria como um dos melhores gráficos do console. Em contrapartida, o jogo ganhou grandes fases repletas de combates contra dezenas de inimigos mais fracos entre as casas do zodíaco. Essas lutas são bem rápidas e são sempre cheias de efeitos especiais de golpes e cosmo queimando. Uma curiosidade é que este foi o primeiro game da série a ser lançado especialmente no Brasil.

Saint Seiya Omega – Ultimate Cosmo (2012 –  PSP)

Aparentemente, a história do jogo será original e não baseada no enredo do novo desenho animado. Os cavaleiros de bronze terão que enfrentar dois personagens clássicos do universo de Cavaleiros do Zodíaco: o Deus dos Mares, Poseidon, e seu General Marina, Sorento de Sirene. Saint Seiya Omega continua a história do desenho Cavaleiros do Zodíaco original, conhecido no Japão como Saint Seiya, porém com uma nova geração de guerreiros. Kouga, por exemplo, é o novo cavaleiro de bronze de Pégaso, enquanto o antigo protagonista, Seiya, é agora coadjuvante como o cavaleiro de ouro de Sagitário.

Os Cavaleiros do Zodíaco: Bravos Soldados (2013 – PlayStation 3)

A sequência de Batalha do Santuário ainda no PlayStation 3 tomou uma direção diferente, focando-se apenas nas batalhas individuais entre cavaleiros, removendo as fases de combate contra inimigos comuns. Isso permitiu melhorar o visual dos cenários e dos personagens, porém não muito. A principal diferença é que os cavaleiros estão mais cartunizados, lembrando mais seu visual do desenho animado e também do mangá, graças a linhas bem posicionadas nos golpes. Assim como na evolução dos games para PlayStation 2, as melhorias ficam mais evidentes nos golpes especiais.

Os Cavaleiros do Zodíaco: Alma dos Soldados (2015 – PlayStation 4)

O mais recente game dos personagens traz os melhores gráficos já apresentados para a franquia até então. Entre algumas melhorias menores é possível notar que os cenários estão muito mais detalhados, contando com iluminação realista, e as animações dos lutadores fluem melhor do que antes. A representação dos cavaleiros é realmente perfeita, parecendo um desenho animado em movimento. O efeito de cosmo está mais fiel do que nunca e até mesmo o metal das armaduras está perfeitamente reproduzido, se iluminando e refletindo assim como na animação.

Saint Seiya Cosmo Fantasy (Android – IOS 2017)

Às vezes, a simplicidade é o caminho mais seguro. Saint Seiya Cosmo Fantasy pode até parecer feio hoje em dia, mas o sistema funciona muito bem e a sensação de recompensa por saber organizar um time é mais do que suficiente. Além de trazer uma grande quantidade de personagens da série clássica, o jogo abrange até mesmo heróis de Saint Seiya: Omega e Saint Seiya: Saintia Sho. Portanto, se você acompanha o universo que existe além do cânone de Cavaleiros do Zodíaco, a satisfação é garantida.

Saint Seiya Ultimate Cosmo (Mugen – 201x)

Os Cavaleiros do Zodíaco ganharam diversos jogos ao longo dos anos, mas muitos ainda sentem falta dos títulos de luta da época do PlayStation 2 e gostariam de um novo game no estilo. Neste caso, a espera acabou graças a Saint Seiya Ultimate Cosmo. Este, na verdade, é um título feito por fãs usando a engine MUGEN, voltada para jogos de luta. Apesar disso, o trabalho supera expectativas e apresenta animação e mecânicas de qualidade, além de muitos outros detalhes que qualquer fanático por Cavaleiros do Zodíaco vai apreciar. Além de Seiya, Shiryu, Shun, Hyoga e Ikki, o jogo ainda conta com uma bela seleção de personagens de diversas eras, desde a Saga do Santuário até a Saga de Hades.

Saint Seiya: Awakening (IOS e Android – 2019)

Saint Seiya Awakening é um jogo de RPG por turnos, vale citar que o game é baseado no anime clássico Os Cavaleiros do Zodíaco, que fez grande sucesso no Brasil na década de 90. O objetivo é colecionar os personagens e montar um time com diferentes cavaleiros para participar de eventos, completar o modo história e enfrentar outros jogadores nos modos PvP.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*