Costão do Santinho Resort anuncia espaço gamer em Santa Catarina

Imagem prospectiva do HubCG 

O Costão do Santinho Resort, único resort All Inclusive do Sul do Brasil, anunciou hoje o lançamento do HubCG, um ecossistema que ficará localizado dentro da área do resort e que será dedicado ao universo gamer. Com investimento de R$ 300 milhões nos primeiros cinco anos, a operação terá início em janeiro de 2022 e continuará com a abertura de uma arena de games em março e com a inauguração do HubCG em sua forma completa em julho.

Com projeto criado e liderado pelo empresário Fernando Marcondes de Mattos, fundador do Costão do Santinho, e pelo professor Carlos Alberto Schneider, reconhecido como o responsável por transformar Florianópolis em um polo tecnológico, a partir da Fundação CERTI, o HubCG pretende lançar Florianópolis definitivamente no mapa dos games.

“O mercado de games está em rápida ascensão no Brasil e acreditamos que esse será o espaço ideal para que todos os gamers do país possam se encontrar, seja para jogar, competir ou desenvolver games”, afirma Fernando Marcondes de Matos, empresário e investidor do HubCG. De acordo com a Pesquisa Game Brasil 2021, 72% dos brasileiros têm o costume de jogar jogos eletrônicos, o que reforça o tamanho do mercado a ser explorado no país. 

Fernando Marcondes de Mattos, fundador do Costão do Santinho, empresário e investidor do HubCG

HubCG nasce integrado à rota de inovação de Florianópolis, sobretudo junto a atores do ecossistema como o Sapiens Parque, a UFSC, a CERTI, a ACATE e a incubadora CELTA e, em parceria com esses atores, proporcionará um conjunto completo e avançado de tecnologias, laboratórios, estúdios e ferramentas computacionais, operadas por profissionais gabaritados, ficando acessível às empresas, instituições e às próprias equipes do HubCG, para geração de soluções inovadoras e de qualidade, para produtos e serviços deste dinâmico setor econômico.

mplementação do empreendimento

HubCG vai entrar em operação a partir de 2022, em uma estrutura de mais de 4 mil m2 cedida pelo Costão do Santinho Resort, que irá se configurar como a pedra fundamental do “Mundo dos Games” no ecossistema de inovação de Florianópolis. Em seu primeiro ano, este espaço estima acomodar cerca de 240 profissionais. 

HubCG será um empreendimento com mais de 10 mil m2 de área construída, integrado ao resort e baseado em um projeto inovador focado em todos os aspectos do mundo dos games. Com a possibilidade de promover desde a aceleração e incubação de desenvolvedoras de games até competições e eventos de eSports, o espaço oferecerá ainda formação de profissionais e investimentos em empresas locais do setor. 

nvestimento e Projeções

O investimento inicial, de R$ 300 milhões, será aportado em 2022 e 2023, e inclui não só a cobertura das despesas pré-operacionais como a formação de um fundo de investimento para fortalecimento, participação e aquisição de empresas.

A estimativa do HubCG é que o projeto atinja, em 2026, mais de R$ 700 milhões em receitas e atraia investimentos internacionais para a região. “Nosso objetivo é colocar Florianópolis no mapa dos games e transformar o HubCG em um polo de referência para o setor em até cinco anos. Além disso, pretendemos liderar o pódio das organizações unicórnio no Brasil”, continua Fernando.

Criação, desenvolvimento e investimentos em games

Um dos objetivos do HubCG é se tornar um pólo de criação e desenvolvimento de games e, para isso, o espaço vai contar inicialmente com um Gaming Office. Além disso, o espaço terá toda a infraestrutura necessária para o desenvolvimento de games e uma área específica para coworking e aceleração de empresas.

“Estamos desenvolvendo, junto ao HubCG, uma plataforma de games proprietária que proporcionará toda a estrutura necessária para a produção de games. Teremos uma equipe residente de especialistas que dará todo o apoio para desenvolvedores além, é claro, do apoio de parceiros licenciados”, afirma Carlos Alberto Schneider, Líder da Equipe de Planejamento e Implantação do HubCG.

O espaço ainda permitirá que outras atividades sejam realizadas como gestão de carreira para streamers e influencers, e realização de eventos de networking. Os investimentos no setor vão além da construção do espaço físico e passam também pela criação do Instituto Gaming & Leadership, que pretende capacitar profissionais para o setor e oferecerá cursos em diversas áreas como programação, sonorização, arte e desenvolvimento. 

Competições, eSports e entretenimento

Com a experiência do resort em receber e promover eventos, o HubCG também almeja se tornar um espaço referência na realização de todos os tipos de eventos desse universo, contemplando desde eventos corporativos até a realização de grandes competições de eSport. 

O foco nos eSports será reforçado pela criação de um time do HubCG que atuará nas principais modalidades competitivas atuais. A seleção dos pro players será um show à parte, literalmente, através da criação de um reality show que selecionará os melhores atletas do país para o time. 

O turismo e o entretenimento também permeiam as ambições do projeto, que contará com outras atividades voltadas ao público gamer como reality show gamers, conteúdo feito por influenciadores de referência e grandes feiras geeks. 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*