Especial Dia do Orgulho Nerd Star Wars

Olá nerds de plantão hoje teremos o especial orgulho nerd dia da toalha e nada melhor do que falar dessa saga espetacular Star Wars vamos conversar sobre as curiosidades e tudo que levou a gente amar e odiar nesta saga.

Vamos falar pela ordem cronológica da saga Star Wars

Episódio I: A Ameaça Fantasma

O lançamento no dia 19 de maio de 1999. 

A história se passa 32 anos antes da explosão da primeira Estrela da Morte. O Chanceler Valorum, líder da República Galática, envia o Mestre Jedi Qui-Gon Jinn e seu aprendiz, o jovem Obi-Wan Kenobi, para negociar com a Federação de Comércio um meio de acabar com o bloqueio comercial ao planeta Naboo. Darth Sidious, um Lorde Sith e conselheiro secreto da Federação de Comércio, ordena Vice-rei Nute Gunray para matar os Jedi e invadir Naboo com um exército de droides de batalha. Os Jedi escapam e fogem para Naboo, onde Qui-Gon salva inadvertidamente um Gungan (nativo do planeta), Jar Jar Binks, de ser morto durante a invasão. Com uma dívida com os Jedi, Jar Jar leva-os a Gunga City, uma cidade subaquática. Os Jedi tentam em vão convencer o líder Gungan, Chefe Nass, em ajudar o povo de Naboo, embora eles consigam obter transporte para Theed, a capital na superfície. Eles resgatam a Rainha Amidala, a governante do povo de Naboo, e escapam do planeta em sua nave espacial real, que é danificada quando eles passam pelo bloqueio da Federação.

Curiosidades:

O filme é baseado ou homenageia vários filmes e séries norte-americanas. A tela de comunicação do Nute Gunray é inspirado diretamente por um dispositivo semelhante no seriado Flash Gordon de 1936. As sucatas de Watto, incluem o módulo espacial Discovery One do filme 2001, Uma Odisseia no Espaço (1968). No Senado Galáctico, são visíveis três personagens semelhantes ao alienígena em E.T de Steven Spielberg (1982). Veículos do filme Blade Runner (1982) estão incluídos nas cenas de trânsito do planeta Coruscant. E a arena da corrida de pods em Tatooine, é inspirada nas corrida de bigas do épico famoso, Ben-Hur (1959).

Lucas também faz uma referência ao seu filme THX 1138 (1971). O número 1138 está na parte de trás de um dos dróides da Federação; e prenuncia o destino de Anakin Skywalker nos créditos finais, que terminam com a respiração rouca, sombria de Vader. A batalha de Naboo também contém várias semelhanças com os filmes Os Sete Samurais (1954) Kumonosu-jō (1957) e Ran (1985) de Akira Kurosawa.

Episódio II: Ataque dos Clones 

O lançamento em 2002.

A história se passa 22 anos antes da explosão da primeira Estrela da Morte. Dez anos se passaram após a invasão de Naboo pela Federação de Comércio, e a República Galáctica está ameaçada por um movimento separatista organizado pelo ex-Mestre Jedi Conde Dooku. A ex-Rainha de Naboo e agora Senadora Padmé Amidala viaja para a capital galáctica de Coruscant para votar uma emenda para criar um exército para ajudar os Jedi contra esta ameaça. Evitando por pouco uma tentativa de assassinato na chegada, ela é colocada sob a proteção de dois Jedi, são eles o jovem Anakin Skywalker e seu mestre Obi-Wan Kenobi. Os dois Jedi impedem uma segunda tentativa de assassinato e subjugam a assassina, Zam Wessel, uma metamorfa que logo é morta por seu cliente caçador de recompensas antes que ela possa revelar a sua identidade. O Conselho Jedi atribui a Obi-Wan a missão para identificar e capturar o caçador de recompensas para descobrir por que motivo estão querendo matar a senadora, enquanto seu aprendiz Anakin é atribuído a escoltar Padmé de volta para Naboo, onde os dois se apaixonam.

Curiosidades:

Junto com o filme foi lançado inúmeros derivados, tais como o video game, Star Wars Jedi Starfighter, cento e oitenta cartas de baralho colecionáveis da Wizards of the Coast, a novelização júnior por Patricia Wrede, o romance Aprendiz Mercenário, que reconta a trama através dos olhos de Boba Fett; o romance gráfico de Ataque dos Clones, Monopoly, Lego, mouse pads, capas de celulares Nokia, fantasias e um jogo de tabuleiro da Ravensburger.

As Guerras Clônicas

Guerras Clônicas (pt-BR) foi um tenso conflito de aproximadamente 3 anos entre a República Galáctica e a Confederação dos Sistemas Independentes da série Star Wars. A guerra ocorreu entre os filmes Star Wars Episódio II – O Ataque dos Clones, Star Wars: A Guerra dos Clones e Star Wars Episódio III – A Vingança dos Sith, e também sendo mencionado em Star Wars Episódio IV – Uma Nova Esperança e Star Wars Episódio VII – O Despertar da Força, Inclusive nas séries animadas de TV, como Star Wars: The Clone Wars e Star Wars: Clone Wars 

As Guerras Clônicas têm esse nome porque o exército da República era composto por milhares de clones do caçador de recompensas Jango Fett, produzidos no planeta Kamino.

As Guerras tiveram início na batalha de Geonosis e tiveram fim com a morte do General Grievous, no planeta Utapau e a desativação do Exército Droide Separatista.

Durante as Guerras, muitos personagens foram introduzidos na saga, como a 501ª Legião e Durge. Alguns dos heróis principais foram os Cavaleiros Jedi a serviço da República : Obi-Wan Kenobi, Anakin Skywalker, Ahsoka Tano Mace Windu, Yoda, Shaak Ti, Kit Fisto, Aayla Secura, Ki-Adi-Mundi, Plo Koon; e os sith, caçadores de recompensas e outros vilões à serviço da Confederação: Darth Sidious, Durge, Darth Maul, Asajj Ventress, General Grievous e Conde Dookan.

As Guerras, na verdade, foram apenas parte do plano do maléfico Chanceler Palpatine (também conhecido como o Lorde Sith Darth Sidious, ou ainda como O Imperador), para aumentar a confiança dos Jedi nos clones, que mais tarde os trairiam, aumentar a fúria do Padawan Anakin Skywalker, converter a República em Império (aumentando seu poderio militar sobre a Galáxia), entre outros motivos.

Ao fim das Guerras, nasceu o Império Galáctico, com Palpatine como imperador, Anakin Skywalker traiu os Jedi e passou a ser o servo de maior confiança do imperador, com a nova identidade de Darth Vader; os Jedi foram quase extintos e a República desmoronou. Houve também muitas mortes como as de Conde Dookan, General Grievous, Durge, Pre Vizsla, Satine Kryze, Savage Opress, Padmé Amidala, Kit Fisto, Ki-Adi-Mundi, Adi Gallia, Mace Windu, Aayla Secura, Plo Koon, Shaak Ti, Agen Kolar, Saesee Tiin, Stass Allie, Nute Gunray, Rune Haako, Wat Tambor, entre outros.

Episódio III: A Vingança dos Sith

Lançado em 2005

A história se passa 19 anos antes da explosão da primeira Estrela da Morte, durante as Guerras Clônicas. O filme começa na épica batalha sobre Coruscant, onde os Cavaleiros Jedi Obi-Wan Kenobi e Anakin Skywalker lideram um resgate ao Chanceler Palpatine, cativo dos Separatistas. Anakin e Obi-Wan lutam contra Conde Dooku (Darth Tyranus), líder separatista, que é decapitado por Anakin a mando de Palpatine (Darth Sidious), mestre Sith de Tyranus que traiu seu aprendiz para substitui-lo por Anakin. Ao retornar da batalha, Skywalker descobre que sua esposa secreta, Padmé Amidala, a senadora de Naboo, está grávida. Logo depois Anakin começa ter sonhos de Padmé morrendo no parto e fica com medo de perdê-la, como havia perdido a sua mãe. Palpatine ganha poderes sobre a Ordem Jedi através do Senado, e indica Anakin para ser seu representante no Conselho Jedi; a contragosto, o Conselho aceita Anakin como seu membro, mas não o faz Mestre Jedi, para decepção de Anakin; eles lhe dão a missão de espionar o Chanceler, que deixa Anakin dividido entre sua amizade com Palpatine e lealdade aos Jedi. Palpatine começa a tentar Anakin para o lado negro fazendo desconfiar dos ensinamentos Jedi.

Curiosidades:

Uma cópia do filme vazou em redes de compartilhamento de arquivos peer-to-peer, poucas horas após a estreia nos cinemas. O filme foi um workprint com carimbo de tempo, sugerindo que veio de dentro da indústria ao invés de alguém que filmou numa sessão prévia. Oito pessoas foram mais tarde acusadas ​​de violação dos direitos autorais e distribuição de material ilegal. Documentos apresentados pelo procurador distrital de Los Angeles, alegam que uma cópia do filme foi tirada de um escritório de pós-produção californiano, identificado por um funcionário, que mais tarde se declarou culpado de suas acusações. A cópia ilegal foi passada entre sete pessoas até chegar a um oitavo, que também se declarou culpado de enviar para uma rede P2P sem nome.

Logo após o workprint ser divulgado, em Shanghai ele foi lançado como um DVD pirata com legendas em chinês. O produtor desconhecido deste DVD, também escolheu incluir legendas em inglês, que foram de fato, traduzidas para o Inglês a partir da tradução chinesa, em vez de usar o roteiro original em inglês. Um erro de tradução que se repete várias vezes no filme é que a frase “parece” (好象) foi processada como “bom elefante”. Conselho Jedi se torna Igreja Presbiteriana. A tradução também causou a palavra “fuck” (tradução de “trabalho”) aparecer quatro vezes nas legendas, e tornou o grito de Darth Vader de “Noooooooo” (不要) como “Não quero.” Este último erro de tradução viria a ser popularizado como um meme da internet.

Han Solo: Uma História Star Wars

Lançado em 2018.

No planeta Corellia , crianças órfãs são obrigadas a roubar para sobreviver. Os amantes Han e Qi’ra fazem uma fuga de uma gangue local. Eles subornam um oficial imperial com coaxium roubado (um poderoso combustível hiperespacial) para a passagem em um transporte de saída, mas Qi’ra é apreendida antes que ela possa embarcar. Han promete voltar para ela e se junta à Marinha Imperial como um cadete de vôo. Quando o oficial de recrutamento pede seu sobrenome, Han diz que está sozinho sem família, então o recrutador lhe dá o sobrenome “Solo”.

Star Wars Rebels

uma série de desenho animado produzida em CGI pela Lucasfilm e a Lucasfilm Animation. Situada 14 anos depois de Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith e cinco anos antes de Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança, em que o Império Galático quer dominar a galáxia e caçar os últimos cavaleiros Jedi mostrando o crescimento da Aliança. A série estreou com um especial de uma hora no dia 3 de outubro de 2014 no Disney Channel, com episódios regulares a partir do dia 13 de outubro no Disney XD. Simon Kinberg (X-Men: Primeira Classe) é o produtor-executivo da série e vai roteirizar o primeiro episódio. Dave Filoni, e Greg Weisman (Young Justice / The Spectacular Spider-Man) também assinam a produção-executiva. Quando a série começa, as forças Imperiais ocuparam um planeta remoto, governando com punhos de aço e oprimindo os seus habitantes. Um pequeno grupo de insurgentes decidem se revoltar contra o sistema imperial e roubam para dar aos necessitados combatendo e enganando as intermináveis tropas de stormtroopers: os extraordinários membros da nave “Fantasma”. Juntos, eles encaram aventuras, enigmas e mistérios para combater vilões e adversidades para se tornarem heróis.

Rogue One

Lançado em 2016.

A narrativa de Rogue One: A Star Wars Story é estabelecida entre os acontecimentos de A Vingança dos Sith e Uma Nova Esperança. A história do filme se baseia em um grupo de combatentes da Aliança Rebelde se unindo para uma missão de roubar os planos da Estrela da Morte. A história se inicia 13 anos antes da explosão da primeira Estrela da Morte. Seis anos haviam se passado após a extinção da Ordem dos Cavaleiros Jedis, o desaparecimento do jovem Jedi Anakin Skywalker, o surgimento do cruel Lorde Sith Darth Vader como também o fato do Imperador Palpatine ter transformado a República Galáctica no temível Império Galáctico. A galáxia agora se encontrava dominada pela ditadura, escravidão e opressão. O Império Galáctico, inicia então uma busca por pessoas que possam contribuir para a construção de uma super-arma.

Episódio IV: Uma Nova Esperança

Lançado em 25 de maio de 1977.

O “alto oficial” do Império Galáctico, Darth Vader, vai atrás da senadora e Princesa Leia Organa, sob duas acusações:fazer parte da resistência ao Império, a Aliança Rebelde, e interceptar os planos do projeto secreto imperial, a Estrela da Morte. A nave de Leia é tomada em uma batalha, mas a Princesa coloca os planos na memória da unidade dróide R2-D2 e esse, com seu parceiro C-3PO, entra num módulo de escape que cai no planeta desértico Tatooine.Em Tatooine, R2 e C-3PO se separam e caminham pelos desertos secos do planeta. Ambos são aprisionados pelos Jawas (pequenos seres encapuzados que vivem em Tatooine capturando droides perdidos ou quebrados e vendendo em povoados e fazendas), que os vendem a Owen Lars e seu sobrinho, Luke Skywalker. Ao limpar R2, Luke descobre uma mensagem de Leia. Ela é destinada a Obi-Wan Kenobi e Luke se lembra de Ben Kenobi, um ermitão que vive nas montanhas.

Curiosidades:

O subtítulo Episódio IV: Uma Nova Esperança não constava originalmente; George Lucas nem acreditava que continuaria a história. O subtítulo foi acrescentado em 1981, depois do lançamento do episódio seguinte, O Império Contra-Ataca. George Lucas tem relançado o filme com mudanças significativas, na edição especial de 1997, no lançamento em DVD de 2004 e no lançamento em Blu-Ray de 2011. Essas versões contêm cenas modificadas, diálogo alterado, sequências reeditadas, trilhas sonoras remixadas e cenas acrescentadas, gerando controvérsia pela deturpação da obra original.

Guerra nas Estrelas: Especial de Férias

Foi um filme de TV 1978 dentro da galáxia de Star Wars. O enredo principal do filme transparece no planeta Wookiee de Kashyyyk. Chewbacca e Han Solo visitam o planeta para celebrar o Dia da Vida Wookiee de férias com a família, que inclui a sua esposa Malla, seu filho Lumpy Itchy. Como Chewbacca e Han são conhecidos como agentes rebeldes, eles são perseguidos pelo Império Galáctico, que no estão em processo de invadir a casa de Chewbacca. O enredo é amarrado junto por uma série de números musicais, apresentações de celebridades, e outros diversos Atos-Show, incluindo canções e rotinas de comédia por celebridades de 1970 como Jefferson Starship, Diahann Carroll, Carney Arte, Korman Harvey, e Arthur Beatrice.

Episódio V: O Império Contra-Ataca

Lançado em 1980

Três anos após a destruição da Estrela da Morte, a Aliança Rebelde continua fugindo da ameaça do Império Galáctico, que manda sondas espiãs por toda a Galáxia em busca dos rebeldes. Uma das sondas vai para o planeta gelado de Hoth, onde a Aliança Rebelde montou a base Echo. Han Solo planeja partir para pagar o dinheiro que deve ao gangster Jabba the Hutt, embora tenha sentimentos pela Princesa Leia, que nega gostar dele.

Luke Skywalker, montado em um Tauntaun, vai investigar um meteorito e é atacado pela criatura das neves Wampa, desmaiando. Ao perceber que Skywalker havia desaparecido, Han sai para procurar seu amigo.

Curiosidade:

Em 2010, o filme foi selecionado para preservação no National Film Registry pela Biblioteca do Congresso por ser “culturalmente, historicamente e esteticamente significante”

Episódio VI: O Retorno dos Jedi 

Lançado em 1983.

Um ano após os acontecimentos de o O Império Contra-Ataca, o Império constrói secretamente uma base na lua de Endor, que projeta um campo de força para proteger uma nova Estrela da Morte que ainda está em construção em sua órbita, e o Imperador Palpatine (Darth Sidious) esboça um plano para acabar com a Aliança Rebelde de uma vez por todas. Darth Vader, sob as ordens do Imperador, prepara-se para reencontrar e trazer o seu filho à sua presença, para este último poder assim consumar o seu objetivo de destruir a Aliança Rebelde e o último cavaleiro Jedi de um só golpe.

Curiosidade:

O título do filme deveria ser Revenge of the Jedi (A Vingança dos Jedi), mas um pouco antes da estreia George Lucas retornou à ideia inicial adotando o nome conhecido até hoje – e que significa, mais exatamente, O Retorno dos (Cavaleiros) Jedi. O motivo para tal decisão seria o de que um jedi nunca se vingaria, a não ser que quisesse passar para o Lado Sombrio da Força.

Ewoks 

Os ewoks são uma raça que se origina no universo fictício da série de filmes Star Wars. Na série, eles são uma tribo de seres inteligentes, semelhantes a um urso de pelúcia, caçadores nativos da lua florestal de Endor. Os ewoks vivem em várias cabanas em copas de árvores e moradias primitivas. Eles aparecem pela primeira vez no filme Star Wars Episode VI: Return of the Jedi (1983), onde eles ajudam a Aliança Rebelde derrotar as forças do Império Galáctico na Batalha de Endor, dando a possibilidade que o gerador de escudo fosse destruído, e, como consequência, a segunda Estrela da Morte.

Por causa do sucesso que tiveram junto ao público, renderam dois filmes feitos para a televisão: Caravan of Courage: An Ewok Adventure e Ewoks: The Battle for Endor, assim como a série animada Star Wars: Ewoks e diversos livros, jogos e brinquedos. 

Eles também tiveram seu próprio desenho animado, e no Brasil, esse desenho animado em série, foi exibido na Rede Globo de Televisão durante as décadas de 80-90 (1980-1990).

O Mandaloriano 

Lançado em 2019.

“O Mandaloriano” ocorre após a queda do Império, conforme retratado em O Retorno de Jedi e antes do surgimento da Primeira Ordem, retratada em O Despertar da Força. A história segue um caçador de recompensas mandaloriano independente “nos confins da galáxia, longe da autoridade da Nova República, sempre buscando formas de fazer melhorias em sua armadura, até que em uma missão ele acaba encontrando um ser misterioso que precisa de sua ajuda.

Star Wars: Resistance

Lançada em 2018

A série é passada três décadas depois dos acontecimentos do filme Star Wars: Return of the Jedi, na trilogia sequência de Star Wars. Conta a história de um piloto que foi recrutado pela Nova República, para espiar a Primeira Ordem. A série também começa seis meses antes de Star Wars: The Force Awakens e eventualmente irá cruzar com a história do filme.

Episódio VII: O Despertar da Força (2016)

Poe Dameron recruta o jovem piloto Kazuda Xiono para se tornar um espião da Resistência e acompanhar a crescente ameaça da Primeira Ordem.

Episódio VII: O Despertar da Força 

Lançado em 2016.

Aproximadamente 30 anos após a destruição da segunda Estrela da Morte em O Retorno de Jedi, a Aliança Rebelde conseguiu restaurar a República Galáctica, mas remanescentes do Império Galáctico reorganizaram-se como a Primeira Ordem, cujo crescimento é combatido pela Resistência da República.Poe Dameron, um piloto da Resistência, é mandado ao planeta Jakku pela General Leia Organa para obter um mapa que, acredita-se, indica a localização de Luke Skywalker, o último Jedi, que está desaparecido há anos. Kylo Ren, um poderoso conhecedor do Lado Negro da Força e discípulo do Supremo Líder Snoke, está tentando roubar o mapa. Poe viaja até o planeta Jakku para tentar reaver o mapa.

Curiosidades:

O Despertar da Força obteve cinco indicações ao Oscar 2016 nas categorias de Melhor Trilha Sonora, Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som, Melhor Edição e Melhores Efeitos Visuais.

Episódio VIII: Os Últimos Jedi 

Lançado em 2017

Integrantes da Resistência liderados pela general Leia Organa abandonam sua base principal quando uma frota da Primeira Ordem alcança o planeta onde eles estão. Após a batalha, as naves da Resistência fogem na velocidade da luz. Leia repreende Poe Dameron por um contra-ataque que, embora bem-sucedido, causou a perda de muitas vidas e naves; ao mesmo tempo, o Líder Supremo Snoke repreende o General Hux por ter deixado a Resistência escapar. Hux, entretanto, está usando um rastreador que consegue seguir naves na velocidade da luz, e inicia uma perseguição com a Resistência, que consegue manter distância, mas o combustível das naves, que também mantém o funcionamento dos escudos, está perto de acabar.

Curiosidade:

Foi aclamado pela crítica especializada, que o considerou o melhor filme da saga desde O Império Contra-Ataca, de 1980. O enredo, as atuações, as sequências de ação, os efeitos visuais, a trilha sonora e o peso emocional apresentado na narrativa foram os pontos destacados. Em contrapartida, foi recebido de forma negativa pelo público. No site agregador Rotten Tomatoes, obteve a nota mais baixa de todos os filmes Star Wars entre os espectadores com 44% de aprovação.

Episódio IX: A Ascensão de Skywalker 

Lançado em 2019

Star Wars: The Rise of Skywalker se passa cerca de um ano após os eventos de Star Wars: The Last Jedi, revelando o conflito interno dos sobreviventes da Resistência e a luta dos mesmos contra a Primeira Ordem, dando fim também à saga Skywalker.

Curiosidades:

O Episódio IX marcou o retorno de Billy Dee Williams no papel de Lando Calrissian. Williams estreou como Lando em Star Wars Episode V: The Empire Strikes Back e voltou em Star Wars Episode VI: Return of the Jedi. Recentemente, Donald Glover interpretou uma versão mais jovem do personagem em Solo: A Star Wars Story.]Harrison Ford retorna interpretando o espírito de Han Solo. Carrie Fisher, que fez o papel de Leia Organa, morreu em 27 de dezembro de 2016, e na ideia inicial do filme Leia tinha um papel central na história. Em janeiro de 2017, a Lucasfilm divulgou que não havia planos para trazer Leia de volta usando efeitos computacionais, como foi feito em Rogue One. Em abril, o irmão de Carrie, Todd Fisher, revelou que a filha de Carrie, Billie Lourd, havia assegurado à Disney os direitos de utilização de imagem da mãe. Entretanto, uma semana depois, Kathleen Kennedy anunciou que Carrie não apareceria no filme. Só em julho de 2018 J. J. Abrams disse que filmagens não utilizadas de Carrie em The Force Awakens seriam usadas para completar a história.

Star Wars: Forces of Destiny

Forces of Destiny foi anunciado em 12 de abril de 2017, e uma prévia especial da série apresentada no Star Wars Celebration Orlando em 14 de abril. A série é a primeira série de animação em 2D produzida pela Lucasfilm desde o Clone Wars de 2003 série  e o primeiro projeto de animação 2D criado pela Lucasfilm Animation ; séries animadas 2D anteriores, como Ewoks , Droids e versões iniciais de Clone Wars foram criadas antes da formação do estúdio. 

Situado em várias épocas da franquia Star Wars é uma coleção de curtas de dois a três minutos, centradas nas personagens femininas apresentadas nas edições anteriores de Star Wars 

Uma micro-série animada estrelando personagens femininas como Princesa Leia Organa , Sabine Wren , Jyn Erso , Rose Tico , Ahsoka Tano , Padmé Amidala , Hera Syndulla e Rey.

O Forces of Destiny foi criado como uma série de curtas da web porque parecia apelar melhor aos padrões de observação infantil: “A maneira como as crianças estão consumindo conteúdo hoje, ainda assistem televisão linear, mas cada vez mais estão consumindo conteúdo digitalmente, online. Criamos aqui um formato de história que reflete isso. É uma combinação de digital e linear “.Cada episódio é escrito por Jennifer Muro e dirigido por Brad Rau. 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*