• VAMOS FALAR SOBRE CAVALEIROS DO ZODÍACO
• O SUCESSO NOS ANOS 90
• PRIMEIRO CONTATO COM O ANIME
OS CAVALEIROS
CAVALEIROS DO ZODÍACO: É considerado o PAI DOS ANIMES NA TV BRASILEIRA, foi o 1° anime a se tornar viral na TV aberta brasileira, lá nos anos 90… Cavaleiros do Zodíaco virou uma febre, só quem foi daquela geração que entende o sucesso estrondoso do anime na extinta TV MANCHETE. Após o sucesso de Cavaleiros, outros animes, então, ganharam novas oportunidades de investimento na TV brasileira.
Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya, no original), obra do mangaká Masami Kurumada, começou a ser publicada semanalmente em 1985 na revista Shonen Jump e animada pela Toei Animation a
partir do ano seguinte. Em 1987 já começaram os indícios de que uma febre estava por vir no Japão e ainda nos anos 80, Kurumada já figurava entre as celebridades mais ricas do Japão graças a sua criação, o segundo anime mais assistido no mundo, atrás apenas de Dragon Ball do ainda mais rico Akira Toriyama.
REDE MANCHETE
A nostálgica emissora estreou o anime Os Cavaleiros do Zodíaco no dia 1 de setembro de 1994, de forma tímida, com pouca divulgação. O canal já era famoso entre as crianças da década de 90 por exibir as séries Tokusatsus (Japsion, Changeman etc).
O anime chegou até a emissora através de uma permuta entre a Samtoy e a própria Rede Manchete: a empresa oferecia inicialmente 52 episódios gratuitamente em troca da exibição de três comerciais de TV dos bonecos Action Figures dos Cavaleiros do Zodíaco, até então um anime (desenho japonês) totalmente desconhecido no Brasil. Quem deu aval para o acordo ser assinado foi Eduardo Miranda, reponsável pela Divisão de Cinema da emissora, que acreditou no potencial da série, apesar da violência dos primeiros episódios na qual ele teve acesso na ocasião. Sobre a quantidade de episódios liberados nesta parceria, a questão é emblemática pois ficou marcado entre os fãs as diversas reprises. Em um primeiro momento, por não possuir ainda os episódios restantes, sempre que chegava na Casa de Leão a emissora se via obrigado a iniciar uma reprise.
A primeira reprise aconteceu no dia 14 de novembro de 1994, com a segunda acontecendo no dia 26 de janeiro de 1995 e a terceira em 11 de abril de 1995. Neste meio tempo começaram a exibir os episódios apenas de segunda a quinta (no período da manhã era as 10h30 e no período da tarde era as 18h15), com resumos da semana na sexta (no período da tarde era as 18h). Com o sucesso
absoluto do anime, a Rede Manchete acabou adquirindo os 62 episódios restantes. Eles estrearam no dia 1 de maio de 1995 (inicialmente estava prevista a estreia para 11 de abril). A Saga de Asgard foi exibida pela primeira vez no dia 6 de junho de 1995. A emissora foi inteligente e não queimou todos os episódios de uma vez, exibindo no dia 22 de junho de 1995 o episódio 84 (“Condenado a morte, Réquiem de Cordas”) e iniciando uma reprise no dia 26 de junho de 1995 (desde a Casa de Leão). Neste meio tempo, no dia 23 de julho de 1995, a emissora começou exibir episódios aos domingos também (resumos de uma hora as 19h). No dia 28 de agosto de 1995 finalmente tivemos a exibição do episódio 85 da Saga de Asgard. A estreia dos episódios da Saga de Poseidon aconteceu no dia 21 de setembro de 1995. No dia 17 de outubro de 1995 os fãs assistiam o último episódio produzido em anime até então (foi numa terça-feira, restando uma reprise dos três últimos episódios nos dias seguintes da semana). A partir desta data se iniciaram cerca de 8 a 9 reprises completas, sendo que no dia 12 de setembro de 1997, uma sexta-feira, a Rede Manchete exibiu um compacto de dois episódios da Saga do Santuário e no final exibiu a palavram FIM. Para não dizer que foi o fim definitivo dos Cavaleiros do Zodíaco na Rede Manchete, no dia 31 de dezembro de 1997 ela exibiu uma reprise do filme do Abel e no dia 1 de janeiro de 1998 exibiu a reprise do filme do Lúcifer.
Com relação aos horários, tivemos diversas mudanças entre 1994 e 1997, mas essencialmente os episódios foram exibidos nos horários abaixo:
- Manhã: 10h e 10h30 – Tarde: 18h, 18h15, 18h30 e 19h (aos domingos)
Faça um comentário